Entre os meses de junho e novembro, Bikxi, bynd, Carona a Pé, Nina e OnBoard Mobility executaram a última etapa do Desafio InoveMob, a implementação de seus projetos-piloto nas cidades que acolheram e colaboraram para receber as inovações. Agora, resta apenas o esperar pelo anúncio do vencedor.

A ponte entre os governos e as startups finalistas, estabelecida através do Desafio InoveMob, possibilitou a implementação dos projetos nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Juiz de Fora e São Paulo. Ainda que os caminhos de cada projeto tenham sido desenhados de formas diferentes, os cinco conseguiram testar e provar que suas soluções podem ser bem-sucedidas em uma escala maior. As cinco equipes finalistas receberam US$ 20 mil cada para ajudar na concretização do projeto-piloto. Conheça um pouco de cada projeto:

O vencedor do Desafio InoveMob vai ser conhecido no dia 5 de dezembro e receberá R$ 400 mil para dar escala ao seu projeto. A decisão será baseada nas visitas in loco realizadas aos projetos-piloto, avaliação dos usuários e parceiros envolvidos e na apresentação dos casos para a Comissão Julgadora.

Conheça os componentes da Comissão Julgadora:

<p>comissão julgadora</p>

Cristina Albuquerque – Gerente de Mobilidade Urbana do WRI Brasil. Ela trabalha para tornar os sistemas de transporte das cidades brasileiras mais limpos e eficientes, aumentando a qualidade do serviço e reduzindo seus impactos ambientais. Cristina é graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Sistemas de Transporte pela mesma universidade. Ela também possui um curso de Especialização em Gerenciamento de Projetos na UFRGS.

William Chernicoff – Define e coordena a agenda de pesquisas, iniciativas, programas e providencia orientação tecnologia aos projetos da Toyota Mobility Foundation. Possui um vasto conhecimento e experiência em energia, tecnologia, mobilidade, e politica climática, derivados de seu trabalho anterior como o Gerente e Pesquisador Principal do Grupo de Pesquisa de Energia Ambiental da Toyota Motor North América, e oito anos com Administrada Pesquisa do DE Departamento de Transporte dos Estados Unidos.

Ciro Biderman – Professor Associado no Programa de Pós-Graduação em Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Pesquisador Associado no Centro para o Estudo da Política e Economia do Setor Público (CEPESP/FGV). Obteve seu pós-doutorado em Economia Urbana no MIT em 2007 e doutorado em Economia na FGV/EASP em 2001. Foi Chefe de Gabinete da SPTrans de 2013 a 2015 e Diretor de Inovação da Prefeitura de São Paulo em 2016.

Maria Rita Spina Bueno – Diretora executiva da Anjos do Brasil e fundadora do MIA – Mulheres Investidoras Anjo, atua com o desenvolvimento de startups e a aproximação entre empreendedores e investidores anjo como meio de alavancar o potencial do mercado brasileiro de investimento e empreendedorismo de inovação. Sua atividade profissional sempre esteve ligada a gestão de empresas e de projetos, com foco em implementar soluções nas áreas financeira, de recursos humanos e operações. Graduada e Mestre em filosofia pela FFLCH-USP.

Renato Freitas – Engenheiro, formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Fundou algumas das startups mais bem-sucedidas do Brasil – entre as quais a 99 – primeiro Unicórnio Brasileiro – e a Yellow, na qual hoje é Chief Technology Officer.