WRI Brasil na COP29
Confira os eventos com participação e apoio do WRI Brasil na COP29, que ocorre entre 11 e 22 de novembro em Baku, Azerbaijão.
Representantes de mais de 190 países se reúnem para 29ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP29) que acontecerá em Baku, Azerbaijão, de 11 a 22 de novembro de 2024.
Os especialistas do WRI Brasil estarão no evento e acompanharão de perto as principais questões em jogo durante a conferência.
Abaixo, listamos os eventos organizados ou com participação do WRI Brasil e parceiros.
Nota: Os títulos de alguns dos eventos estão em inglês.
14 de novembro
Descarbonização da indústria brasileira: oportunidades e desafios para o financiamento
Horário:
10h – 11h (Baku, GMT +4)
03h – 04h (Brasília, GMT –3)
Local: Pavilhão Brasil
Co-organizadores: WayCarbon, FGVCes
Objetivo: A liderança climática brasileira passa obrigatoriamente pela descarbonização do setor industrial do Brasil. Uma nova era da indústria brasileira demandará uma maior atividade das cadeias produtivas com base em princípios de inovação e geração de empregos verdes e decentes.
O lançamento de programas governamentais como Nova Indústria do Brasil (NIB), Plano de Transformação Ecológica (PTE) e o novo Plano Clima serão fundamentais para o engajamento do setor na redução de emissões de gases de efeito estufa. Entretanto, é de extrema importância debater como superar os desafios para que a rota de uma economia de baixo carbono seja efetivamente implementada.
Ao trazer representantes do governo, setor privado, academia e sociedade civil, o painel apresentará um relevante debate com exemplos práticos sobre a reindustrialização verde do país e como elas reforçam a possibilidade de atração de investimentos.
Painelistas:
- Karen Silverwood-Cope, Diretora de Clima, WRI Brasil
- Felipe Bittencourt, CEO, Way Carbon
- Ed Webber, Deputy Director, Department for Energy Security and Net Zero
- João Francisco Paiva Avelino, Diretor do Departamento de Descarbonização e Finanças
- Fabrizio Panzini, Diretor de Políticas Públicas e Relações Governamentais, Câmara Americana de Comércio para o Brasil, Amcham
- Guilheme Borba Lefèvre, professor e pesquisador, FGVCes
- Leonardo Botelho, Relação com Investidores, BNDES
- Carina Dolabella Pereira, Coordenadora da Assessoria de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade, SEMIL
20 de novembro
The role of trade and industrial decarbonization in enhancing climate action and just transition pathways
Horário: 17h (Baku, GMT +4)
Local: Trade and Investment House
Organizadores: WRI Brasil
Objetivo: A decisão do Global Stocktake (GST) reconheceu que a ação climática não deveria significar uma restrição arbitrária ao comércio internacional. Neste sentido, o painel reúne especialistas, representantes do governo, da sociedade civil e de think thanks para debater as seguintes questões: como promover um sistema econômico internacional aberto que possa somar crescimento econômico, desenvolvimento sustentável e mais a ação climática? Quais são as ligações entre as políticas comerciais e climáticas? Que políticas e regulamentos comerciais nacionais podem melhorar a ação climática e, ao mesmo tempo, promover a indústria verde e uma transição justa? E no caso dos países em desenvolvimento, como financiar a descarbonização industrial e mantê-la competitiva?
Painelistas:
- Miriam Garcia, Gerente Sênior de Política Climática, WRI Brasil
- Céline Kauffmann, Diretora de Programas do Institute for Sustainable Development and International Relations (IDDRI)
- Marisa Barros, Subsecretária de Energia e Mineração, SEMIL
- Viviane Romeiro, Diretora de Clima, Energia & Finanças Sustentáveis, CEBDS
- Vitor Mattos Vaz, Segundo Secretário, Divisão de Ação Climática, MRE
21 de novembro
Financiamento Climático: acelerando a ação climática urbana e a implementação das NDCs
Horário:
12h30 – 13h30 (Baku, GMT +4)
5h30 (Brasília, GMT –3)
Local: Pavilhão Brasil
Co-organizadores: C40 Cities, WRI Brasil, Frente Nacional de Prefeitos, Centro de Financiamento Climático para o Sul Global (CFC-GS), Fórum de Fundos Soberanos Brasileiros (FFSB), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Objetivo: O painel busca discutir o necessário apoio financeiro e técnico para a implementação de infraestruturas verdes e resilientes em cidades, além de identificar oportunidades, desafios e boas práticas mundiais que aceleram a transição justa local e, promovem adaptação, demonstrando a urgência da alocação de investimentos em iniciativas que promovam ações climáticas eficientes e justas em escala local.
Painelistas:
- Adalberto Maluf, Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental,
Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) - Cláudio Puty, Coordenador Geral do Centro de Financiamento Climático para o Sul Global
(CFC-GS) - Prefeito(a) Brasileiro (a) a ser indicado pela FNP
- Luana Betti, Gerente de Socioeconomia e Finanças do Clima
- Embaixador Danilo Zimbres, Conselho da Federação (SRI/PR)