Representantes dos países do mundo se encontram em Cali, Colômbia, para a 16ª Conferência das Partes (COP 16) de Biodiversidade, entre os dias 21 de outubro e 2 de novembro.  

O WRI Brasil estará presente em Cali, representando agendas de Restauração, Sistemas Alimentares, Bioeconomia e Nova Economia para a Pan-Amazônia.  

Abaixo, listamos os eventos organizados ou com participação do WRI Brasil e parceiros. 

Nota: Os títulos de alguns dos eventos estão em inglês.


23 de outubro  

Evento: Integral Ecology to Reverse Biodiversity Loss: Concepts, Case Studies, and Practical Applications

Data: 23/10 - 10:10-11:20am

Local: Mavecure - Sala de reuniões de Organizações de Negócios e Indústria, Plaza One

Objetivo: Apresentar experiências de ecologia integral e alinhadas com a fé, envolvendo grupos religiosos, povos indígenas e comunidades locais para conservar, restaurar e reverter a perda de biodiversidade. O evento abordará como pesquisadores acadêmicos transdisciplinares podem apoiar a restauração da biodiversidade e fornecer insights técnicos aos stakeholders. O foco será em soluções práticas para enfrentar desafios globais e locais.

Co-organizadores: Universidade de Oxford

Pessoas esperadas / Capacidade: ~80 pessoas


24 de outubro 

Evento: Restoring Nature: Achieving Global Biodiversity Framework Target 2 Together

Data: 24/10, 18h00-19h20

Local: Sanquianga - Sala de reuniões GRULAC, Plaza One

Objetivo: A discussão destacará recursos críticos e parcerias inovadoras para acelerar iniciativas de restauração de ecossistemas e apoiar a implementação do Marco Global de Biodiversidade. O evento trará as mais recentes ferramentas de monitoramento de restauração de ecossistemas e discutirá as necessidades de dados, conhecimento e capacitação.

Co-organizadores: IUCN

Pessoas esperadas / Capacidade: 136 pessoas


25 de outubro

Evento: Montpellier Process : Use Case Dialogue Country Food Systems Pathways

Data: 25/10, 08:30 – 09:30

Local: EU Pavillion / Blue Zone

Objetivo: O Processo de Montpellier é uma iniciativa coletiva, coordenada por uma aliança de parceiros, que visa demonstrar interfaces ciência-política mais eficazes, iterativas e coordenadas em diversas escalas (global, nacional e local) e setores (meio ambiente, saúde, agricultura e alimentação), abrangendo diferentes sistemas de conhecimento. Desde sua criação em 2021, o processo utiliza os sistemas alimentares como ponto de entrada para abordar desafios sistêmicos, explorando o nexo alimentação-cuidado-proteção. A iniciativa estrutura comunidades de prática de aprendizado que conectam o local ao global e vice-versa, promovendo espaços colaborativos para a inteligência coletiva, com marcos importantes como a COP16 da Biodiversidade em 2024 e a COP30 do Clima em 2025.

Por meio de “Casos de Uso”, o Processo de Montpellier traz à vida experiências concretas de compartilhamento de inteligência coletiva e melhoria da interface entre conhecimento e ação. Esses casos oferecem soluções práticas que podem ser aplicadas, adaptadas e implementadas em diferentes escalas, conectando metas globais com ações locais em cidades e territórios. Os “Casos de Uso” servem como pontos de partida para moldar comunidades de aprendizado, desafiando e sendo desafiados pela diversidade de atores de conhecimento, com o objetivo de enfrentar obstáculos e alcançar as ambições de implementação. O WRI Brasil e sua rede de parceiros discutira o caso da Food and Land Use Coalition Brasil com representantes de outros países.

Organizadores: CGIR

Pessoas esperadas / Capacidade: Evento fechado em formato de workshop de trabalho, número de pessoas a definir


25 de outubro

Evento: Sharing Common Objectives: How Using Credible Biodiversity Data and Tools Can Inform Public and Private Decision-Making for Delivering the Kunming-Montreal Global Biodiversity Framework

Data: 25/10, 17h45-19h15

Local: TBD

Objetivo: Explorar como stakeholders podem usar dados e ferramentas globais de biodiversidade para apoiar a tomada de decisões em paisagens terrestres e marinhas. Estudos de caso demonstrarão o uso de dados científicos para guiar decisões públicas e privadas no cumprimento das metas do Marco Global de Biodiversidade Kunming-Montreal.

Co-organizadores: IBAT

Pessoas esperadas / Capacidade: ~50 pessoas


27 de outubro 

Evento: Construindo o Futuro da Bioeconomia como um Setor Econômico

Data: 27/10, 12h00-13h00

Local: Pavilhão Amazonía Siempre (Zona Azul)

Objetivo: Discutir os caminhos para integrar a bioeconomia como um setor econômico nos países amazônicos, explorando princípios e políticas necessárias para incluir a bioeconomia nas contas nacionais e aumentar sua visibilidade.

Co-organizadores: WRI, Rede Pan-Amazônica pela Bioeconomia, BID

Pessoas esperadas / Capacidade: ~25 pessoas


28 de outubro 

Evento: Desbloqueando o Financiamento para uma Bioeconomia Pan-Amazônica Liderada Localmente

Data: 28/10, 8h30-10h00

Local: DIAN, auditório principal (Zona Verde)

Objetivo: Discutir soluções para desbloquear financiamento para negócios de sociobioeconomia liderados localmente na Pan-Amazônia, conectando líderes locais e investidores para alinhar e mobilizar recursos financeiros em apoio à Meta 19 do Marco Global de Biodiversidade.

Co-organizadores: WRI, Rede Pan-Amazônica pela Bioeconomia, CI, NESsT, Coalizão de Investidores da Amazônia

Pessoas esperadas / Capacidade: TBD


28 de outubro 

Evento: PLANAVEG 2025-2028: sinergias entre políticas nacionais, ações privadas e metas globais na restauração ecológica no Brasil

Data: 28/10, 11h00

Local: Espaço Brasil (Zona Azul)

Objetivo: Devido à relevância da restauração ecológica para alcançar os objetivos do Marco Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal, particularmente a Meta 2, assim como para enfrentar outros desafios globais, como as mudanças climáticas e o combate à desertificação, este evento paralelo apresentará o lançamento oficial do Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa do Brasil (PLANAVEG), atualizado para 2025-2028.

Co-organizadores: Coalizão Brasil Clima Florestas e Agricultura, IIS, WWF-Brasil, TNC, Década, re.green, WRI Brasil, CI

Pessoas esperadas / Capacidade: TBD


28 de outubro

Evento: Assisted Natural Regeneration of Forests: A Strategy for Achieving Target 2 of the Kunming-Montreal Global Biodiversity Framework

Data: 28/10, 13h30

Local: Espaço Brasil (Zona Azul)

Objetivo: Embora existam muitas abordagens para restaurar florestas, a regeneração natural oferece algumas das maiores oportunidades de recuperação da biodiversidade quando as condições locais são adequadas. Este evento contará com apresentações do Brasil, Colômbia, África e da Aliança RNA sobre o papel da regeneração natural assistida nas metas de biodiversidade e, especificamente, na Meta 2 do Marco Global de Biodiversidade Kunming-Montreal, com ênfase especial em sua relevância para a EPANBs.

Pessoas esperadas / Capacidade: TBD


29 de outubro

Evento: Reunião membros Rede Pan-Amazônica pela Bioeconomia

Data: 29/10, 17-18h

Local: Amazonía Siempre Pavilion (Zona Azul)

Objetivo: Encontro entre membros e parceiros da Rede.

Co-organizadores: Rede Pan-Amazônica pela Bioeconomia, WRI, CI, BID

Pessoas esperadas / Capacidade: ~25


30 de outubro 

Evento: Lançamento da Rede Pan-Amazônica pela Bioeconomia: Um Chamado à Colaboração Regional

Data: 30/10, 9h30-11h00

Local: Pavilhão CI (Zona Azul)

Objetivo: Lançamento oficial da Rede Pan-Amazônica pela Bioeconomia, que reúne diversos atores para promover uma bioeconomia sustentável e colaborativa na Amazônia. O evento discutirá como essa abordagem pode elevar a bioeconomia como setor reconhecido, promovendo desenvolvimento sustentável e resiliência na região.

Co-organizadores: WRI Brasil, Rede Pan-Amazônica pela Bioeconomia, CI

Pessoas esperadas / Capacidade: ~40 pessoas


01 de novembro

Evento: Rumo a uma Nova Economia na Pan-Amazônia: Transformações Setoriais Estratégicas

Data: 01 de novembro, 9:30-10:30

Local: Pavilhão CAF (Zona Azul) 

Objetivo: Este evento visa discutir as mudanças estruturais nos diferentes setores econômicos para avançar em direção a uma economia carbono-neutra, restaurativa e equitativa na Pan-Amazônia. O evento reunirá líderes multi-setoriais, incluindo infraestrutura, energia, agricultura, desenvolvimento urbano e bioeconomia, para debater as melhores práticas, lições aprendidas e os marcos regulatórios que permitam acelerar essas transições.

Co-organizadores: WRI, Rede Pan-Amazônica pela Bioeconomia, CAF

Pessoas esperadas / Capacidade: tbc