Como as florestas geram renda e melhoram a água de Belo Horizonte
Acompanhe o lançamento do estudo “Infraestrutura Natural para Água na região metropolitana de Belo Horizonte”, do WRI Brasil e parceiros, e debate sobre a importância das Soluções Baseadas na Natureza no campo e na cidade.

Quando: 17/08, as 10h
Onde: Zoom, com inscrições gratuitas
A restauração de florestas e paisagens reduz o aporte de sedimentos em rios e reservatórios, gerando economia no tratamento de água. Essa restauração, direcionada a pequenos produtores rurais, pode ainda melhorar a produtividade e geração de renda na agricultura familiar.
Entender a conservação e restauração de florestas como uma infraestrutura natural pode ajudar gestores públicos e privados a garantir segurança hídrica e abastecimento de água de qualidade para a população. Essas ações não substituem investimentos em infraestrutura tradicional, mas se complementam, aumentando os benefícios e gerando maior resiliência onde são implantadas.
Desde 2018 o WRI Brasil e parceiros pesquisam e estudam os benefícios da infraestrutura natural para a água em grandes regiões metropolitanas do país. Neste dia 17 de agosto, as 10h, será lançado o mais recente estudo sobre o tema. O relatório “Infraestrutura Natural para Água na região metropolitana de Belo Horizonte” avalia o impacto e benefícios da conservação e restauração de florestas nas duas principais bacias que abastecem a capital mineira. Além da apresentação do estudo, haverá uma rodada de debates com especialistas no tema.
O lançamento aconteceu online no Zoom. Confira a gravação do webinar abaixo.
Programação
Abertura
- Mariana Oliveira, Diretora interina de Florestas, Uso da Terra e Agricultura, WRI Brasil
Apresentação
- Luciana Alves, Coordenadora de Projetos e Pesquisas, WRI Brasil
- Leonardo Barbosa, Analista de Ciência de Dados, WRI Brasil
Moderação
- Lara Caccia, Especialista em Desenvolvimento Urbano, WRI Brasil
Painel de Discussão
- Rafael Barbieri, Economista Sênior, WRI Brasil
- Guilherme Cota, Diretoria de Planejamento Metropolitano, Articulação e Intersertorialidade, Agência RMBH
- Livia Ribeiro Costa, Assessora de Programas, Projetos e Pesquisa em Recursos Hídricos, IGAM
- Frederico Souza Leite, Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Itabirito/MG