Banner Caatinga

A Caatinga é hoje um dos biomas mais vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas no Brasil. As previsões e estimativas indicam um forte risco de desertificação e agravamento da situação social, econômica e ambiental na região, que coincide com uma das mais carentes do país.  

Apesar disso, historicamente a Caatinga tem sido negligenciada no Brasil na proposição de políticas públicas, combate ao desmatamento e criação de áreas protegidas.  

Qualquer estratégia eficiente de desenvolvimento sustentável no bioma passa por pesquisa, políticas públicas e engajamento com comunidades locais, fortalecendo a capacidade de convivência com as condições ecológicas e culturais da região.  

Pensando em como traçar estratégias eficientes para promover a proteção dos recursos naturais, a restauração de paisagens e florestas na Caatinga e a geração de oportunidades de renda sustentáveis, o WRI Brasil e o MapBiomas convidam para um debate público sobre desmatamento e uso do solo no bioma. 

O webinar apresentará um panorama do conhecimento científico e do conhecimento de comunidades locais/tradicionais sobre o território em suas dimensões ambientais, econômicas e sociais. Serão também apontadas as lacunas de conhecimento e oportunidades de desenvolvimento sustentável da região. 

Confira o webinar na íntegra abaixo: