Evento online marca o lançamento do estudo O Estado da Qualidade do Ar no Brasil, a sistematização mais abrangente de estudos sobre o tema no país, realizada por renomados cientistas e especialistas sob coordenação do WRI Brasil. Serão debatidas as principais conclusões do estudo e os caminhos para ação neste tema urgente.

Data: 28/01

Horário: 11h às 12h30


A poluição do ar não é apenas um problema ambiental, nem causa malefícios apenas à saúde das pessoas. Tem consequências diretas também na economia, na agricultura e outros setores. Em parceria com renomados cientistas e especialistas no tema, o WRI Brasil lança O Estado da Qualidade do Ar no Brasil, a maior sistematização de estudos sobre a qualidade do ar no país. O trabalho mostra que os efeitos da poluição são abrangentes e que o Brasil possui uma política nacional de controle da poluição do ar que não é implementada, tem fragilidades jurídicas e não conta com um cronograma claro de redução dos poluentes que matam mais de 50 mil brasileiros por ano.

A qualidade do ar não pode continuar sendo um problema invisível. Neste webinar, serão apresentadas as principais conclusões do estudo e os convidados vão discutir como a ciência, a sociedade civil e a política podem fazer a diferença na melhoria do ar respirado pelos brasileiros.

Participantes:

  • Paulo Artaxo, Professor do Instituto de Física da USP, membro do IPCC e da Academia Brasileira de Ciências
  • Rodrigo Agostinho, Deputado Federal pelo Estado de São Paulo e Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista
  • Evangelina Vormittag, Diretora Executiva do Instituto Saúde e Sustentabilidade, médica e representante da Coalizão Respirar

Moderação:

  • Walter F. de Simoni, Coordenador de Clima e Cidades do WRI Brasil

Veja a gravação do evento