De quem é o dever de resolver o problema da mobilidade urbana? Além do poder público, a iniciativa privada tem um papel fundamental. As grandes corporações, como polos geradores de viagens, têm a responsabilidade de contribuir com ações mitigadoras. Ao implementarem soluções de transporte para reduzir o uso individual do carro nas viagens de trabalho, melhoram a qualidade de vida de seus funcionários, aumentando sua produtividade e motivação, ao mesmo tempo em que reduzem os impactos negativos sobre o trânsito na cidade.

A fim de demonstrar que isso já é uma realidade inclusive em São Paulo, o seminário internacional sobre Mobilidade Corporativa, uma parceria entre WRI Brasil Cidades Sustentáveis, EY e Virada da Mobilidade, traz uma série de especialistas nacionais e internacionais para apresentar as soluções de mobilidade corporativa em outros países e em São Paulo.

Capacidade do evento limitado à 80 vagas.



AGENDA

08:30h Credenciamento

09:00h Abertura

  • Charles Kent, Diretor adjunto do WRI Brasil
  • Marcio Nigro, Fundador do Caronetas
  • Elisa Carra, Diretora de RH da Ernst & Young (EY)



09:15h Mobilidade Corporativa: A Visão Futura das Empresas Keynote

Jeff Aumell, representante da Microsoft, compartilha atividade e estratégias de mobilidade corporativa. Microsoft está na líderança da mobilidade corporativa e essa palestra aborda o que motivou uma das maiores empresas globais a adotar uma política de mobilidade corporativa e quais resultados foram alcançados. 

  • Jeff Aumell, Gerente de Transporte da Microsoft Corporation Company Headquarters



10:00h Painel: Empresas Latinoamericanas em Destaque

As ações de empresas latino-americanas em prol da mobilidade: estudos de caso de empresas latino-americanas precursoras na implantação de medidas de mobilidade corporativa em seus países.

  • Beatriz de Souza Santa Rita, Gestora do Programa mais Mobilidade do Sistema FIEP, Curitiba
  • Álvaro Mello, Presidente da SOBRATT, São Paulo
  • Enrique Renteria, Diretor de Recursos Humanos da Schibsted, Cidade do México
  • MAPFRE (a confirmar)
  • Maílla Virgínia de Faria Soares, Superintendente de Transporte Metropolitano do Estado de Minas Gerais
  • Moderadora: Fernanda Boscaini, Gerente de Comunicação do WRI Brasil Cidades Sustentáveis



11:30h Como Fazer: Construindo um Plano de Mobilidade Corporativo

Essa sessão prática apresenta o método desenvolvido pelo WRI Brasil Cidades Sustentáveis para difundir o conceito de mobilidade corporativa e orientar a construção de planos. Os recursos, passos fundamentais e melhores práticas são abordadas.

  • Guillermo Petzhold, Engenheiro de Transportes do WRI Brasil Cidades Sustentáveis

12:15h Fechamento

12:30h Entrega da publicação para a audiência e networking com café


Este evento integra a Virada da Mobilidade 2015, e tem como público alvo tomadores de decisão que possam ser inspirados pelos resultados e benefícios obtidos através de ações de mobilidade corporativa adotadas.

A Virada é um evento que surgiu da necessidade de se promover alternativas de locomoção mais sustentáveis e inteligentes em grandes concentrações urbanas. Desde 2013, a Virada contempla uma semana de eventos que promovem, discutem e destacam e mobilidade sustentável. O movimento é aberto à participação de coletivos de mobilidade, empresas e órgãos do governo que desejem colaborar com a sensibilização de todas as partes envolvidas nas questões de mobilidade, e busca resgatar a liberdade que o usuário tem de repensar o planejamento diário do trajeto casa – trabalho, fazendo com que o usuário que estiver no trânsito, perceba que ele é o trânsito, mas que ele pode se tornar um agente de mudança desse cenário.