Tiniti Matsumoto Junior integra o Conselho Fiscal do WRI Brasil.

É graduado em Economia e Ciências Contábeis. Desenvolveu sua carreira profissional na Alcoa Alumínio S.A. por 42 anos (1970-2011). De 2012 a 2014, atuou como consultor em tempo integral da mesma empresa.

Nos anos 70, começou sua carreira como auxiliar contábil na Alcominas, da Alcoa, em Poços de Caldas (MG). Passou os seus primeiros 17 anos atuando em projetos de construção. Desses, 10 em Poços de Caldas (MG), e sete em São Luís (MA). Foi um dos primeiros "alcoanos" transferidos de Minas Gerais para o Maranhão nos anos 80 para a instalação da fábrica da Alumar.

Retornou a São Paulo (SP) em 1987 para atuar em diversas unidades de negócios, como Extrudados, Laminados, Cabos, Rodas e Operações de Fundição e Serviços Compartilhados. Na divisão de Embalagens América do Sul, ocupou as posições de controller e gerente-geral até 2003. Foi ainda gerente-geral de Desinvestimentos, vendendo o negócio de PET na América do Sul, o de embalagens flexíveis no Brasil e o de extrudados na Argentina e Venezuela.

Em 2005, trabalhou no projeto de expansão da Linha III da Redução da Alumar, que precedeu sua liderança na implantação da Mina de Bauxita em Juruti (PA), onde permaneceu nos seus últimos oito anos de Alcoa no comando de um dos maiores projetos de investimentos da empresa: a construção da Mina de Bauxita de Juruti. Localizada em pleno coração da Amazônia, chegou a ter cerca de 10 mil pessoas no auge da construção entre 2008 e 2009. Além de liderar a implantação da Mina, Tiniti foi também responsável por consolidar o diálogo com todas as partes interessadas e formadores de opinião da região.

Atualmente, Tiniti trabalha como consultor através de sua empresa Antever - Assessoria em Sustentabilidade Empresarial e Socioambiental, reestruturando áreas administrativas e financeiras de empresas de médio porte em diversos segmentos de mercado.

É casado e pai de cinco filhos.