Foram anunciadas as dez cidades selecionadas para concorrer a US$ 9 milhões no Sustainable Cities Challenge, desafio global de mobilidade da Toyota Mobility Foundation, em parceria com a Challenge Works e o World Resources Institute. A lista de selecionadas inclui Fortaleza, no Brasil, além de cidades da Colômbia, Índia, Itália, Malásia, México, Reino Unido e Estados Unidos. 

A chamada para inscrições foi feita em junho. As cidades se inscreveram identificando áreas em que a inovação as ajudaria a expandir o acesso a modos de transporte mais seguros, acessíveis e inclusivos; aproveitar o poder dos dados para criar ecossistemas de mobilidade conectados e resilientes; e reduzir o impacto ambiental com energia renovável e de baixo carbono. 

Mais de 150 cidades de 46 países se inscreveram. Elas foram avaliadas quanto ao impacto que o Sustainable Cities Challenge teria, à compatibilidade da proposta com desafios de inovação aberta, à capacidade técnica da cidade e de parceiros e à aderência da proposta com as temáticas do desafio. Conheça, a seguir, as 10 cidades selecionadas. 

Fortaleza, Brasil 

A falta de serviços de transporte público de qualidade impõe desafios às comunidades vulneráveis de baixa renda na periferia de Fortaleza. A capital do Ceará está buscando maneiras de tornar o transporte mais acessível e eficiente. 

Bangalore, Índia 

Em constante expansão, Bangalore procura formas inovadoras de melhorar a segurança viária, empregando o crowdsourcing para identificar problemas como sinais de trânsito defeituosos e áreas propensas a acidentes. 

Cidade do México, México 

O centro histórico da Cidade do México é o maior centro comercial da cidade, além de ser Patrimônio Mundial. A cidade precisa encontrar formas inovadoras de melhorar os seus sistemas de transporte para satisfazer as necessidades dos seus residentes.  

Detroit, Estados Unidos 

O elevado tráfego de veículos levou a graves problemas de saúde e ambientais em Detroit, especialmente à má qualidade do ar. A cidade pretende abordar as crescentes emissões do transporte de carga à medida que o comércio global se expande. 

Medellín, Colômbia 

O relevo montanhoso e as ruas inclinadas de Medellín criam desafios para as pessoas com deficiência e suas cuidadoras. A região procura abordagens integradas para tornar a mobilidade mais inclusiva e acessível. 

Nova Orleans, Estados Unidos 

De junho a novembro, Nova Orleans enfrenta dificuldades quando se trata de evacuar os residentes antes da temporada de furacões. A cidade está em busca de inovação para ajudar os residentes vulneráveis a evacuarem com segurança. 

Seberang Perai, Malásia 

Os parques industriais de Seberang Perai consomem muita energia e produzem elevados níveis de emissões. A cidade quer trabalhar com empresas e indústrias para reduzir a pegada de carbono e o impacto ambiental do transporte de carga. 

Varanasi, Índia 

O crescente setor de tuk-tuks elétricos de Varanasi está altamente desorganizado e mal regulamentado. A cidade procura maneiras de otimizar a eficiência, com rotas distribuídas de maneira mais uniforme pela cidade. 

Veneza, Itália 

Os investimentos em mobilidade sustentável em Veneza não levaram à redução do uso de veículos privados. A geografia única da cidade exige um sistema de transporte integrado que funcione tanto por terra como por água. 

York, Reino Unido 

York quer conectar os seus modos fragmentados de transporte público, compartilhado e privado em uma frota única e coesa para aumentar a acessibilidade e reduzir as emissões e os tempos de viagem. 

Próximos passos 

As dez cidades selecionadas participarão de uma academia de capacitação nos Estado Unidos para receber apoio na melhoria do delineamento de suas propostas, além de formar uma rede de cidades inovadoras. Três cidades serão selecionadas para a fase seguinte do Desafio. Em maio de 2024, será lançada uma nova convocatória para inovadores ao redor do mundo interessados em trabalhar com as cidades.  

No final de 2024, serão escolhidos os inovadores semifinalistas de cada cidade. Em 2026, cidades vencedoras e inovadores selecionados compartilharão US$ 9 milhões em financiamento para testar e implementar as suas soluções. O WRI Brasil apoiou a divulgação do concurso no Brasil e apoiará no processo de melhoria das propostas das 10 cidades selecionadas e no delineamento da nova convocatória para inovadores.