
Fortaleza abre edital para financiar iniciativas de mobilidade urbana em regiões vulneráveis
Catalisar soluções sustentáveis que melhorem a vida das pessoas em Fortaleza por meio de um sistema de mobilidade urbana efetivamente conectado. Esse é um dos objetivos do Edital de Inovação Aberta, que busca incentivar empresas e startups para que desenvolvam e implementem soluções inovadoras na área de mobilidade urbana. A ação, realizada por meio da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), conta com o apoio da Toyota Mobility Foundation (TMF) e do WRI Brasil.
O edital, que distribuirá até US$ 265 mil para implementação das propostas selecionadas, recebe inscrições até 27 de julho e tem como foco a região do Grande Siqueira, território distante do centro econômico da cidade de Fortaleza que possui diversos problemas de mobilidade, como baixa capilaridade do transporte em vias secundárias, dificuldade de acesso a serviços públicos e atividades econômicas, além de altos índices de sinistros viários.
“Esse edital é muito importante porque chama a sociedade a colaborar e participar ativamente. Em temas de alta complexidade, como a mobilidade urbana, é fundamental que todos — poder público, academia, sociedade civil e setor privado — se unam na busca por soluções. A Citinova está de portas abertas para construir, junto caminhos inovadores que melhorem a vida da população”, destaca Odilon Aguiar, presidente da Fundação.
O WRI Brasil apoia tecnicamente a iniciativa, contribuindo para o desenho do Desafio e para a realização de um diagnóstico inicial do território-alvo. "Identificamos gargalos e oportunidades que embasarão a escolha das propostas a partir de seu potencial de gerar impacto positivo para a qualidade de vida e o acesso a oportunidades pelos moradores do Grande Siqueira”, aponta Ariadne Samios, coordenadora de mobilidade ativa do WRI Brasil.

“Estamos aqui para abrir as inscrições de um edital inovador, voltado para encontrar soluções que melhorem a mobilidade urbana e, acima de tudo, a vida da população. Esse é um convite à colaboração, à criatividade e ao compromisso com uma cidade mais acessível e justa para todos”, aponta Willian Chernicoff, da Toyota Mobility Foundation.
As inscrições foram abertas oficialmente hoje, em um evento em Fortaleza que contou com a participação de representantes de autoridades locais e das instituições envolvidas com o projeto.
Para mais informações sobre o edital, consulte o site do Desafio Mobilidade Cidadã. As propostas finalistas serão divulgadas em 31 de julho.