Realizando Grandes Ideias
pessoas embarcando em um ônibus

Plataforma QualiÔnibus

A plataforma de qualificação do transporte do WRI Brasil convida organizações a impulsionarem a transformação dos sistemas de ônibus, com foco nas pessoas.

Um direito ameaçado

Espinha dorsal das cidades, sistemas de ônibus em todo o Brasil têm perdido passageiros e, consequentemente, receita para investir. A qualidade do serviço não condiz com o que se espera de um direito constitucional. Renovar o setor requer que se reforme seu financiamento e suas práticas, com foco em eficiência, sustentabilidade e, principalmente, na satisfação dos passageiros.

O principal meio de transporte coletivo.

86%

das viagens em transporte coletivo no país são realizadas de ônibus

Garante o acesso a oportunidades.

50%

dos passageiros têm nos ônibus sua única alternativa para acessar trabalho, educação e lazer 

É crucial para a mitigação climática.

100%

é o crescimento necessário na capacidade do transporte coletivo para conter a crise climática 

Mas atravessa uma grave crise.

26%

foi a queda média na demanda por ônibus no Brasil entre 2013 e 2019

Nossa visão

Nas cidades que queremos, a sociedade escolhe o transporte coletivo porque percebe sua qualidade. Conheça os pilares de nossa visão e aonde queremos chegar com cada um.

 

Como faremos

Sabemos como chegar lá. A Plataforma QualiÔnibus busca dar escala a ações em andamento e a novas iniciativas em áreas de expertise do WRI Brasil, para consolidar um novo capítulo no transporte coletivo no Brasil, inclusivo, eficiente e de baixo carbono.

  • Diagnósticos dos sistemas. Aplicaremos metodologias de diagnóstico para diferentes aspectos do sistema de transporte, com sustentabilidade, inclusão e equidade como pontos centrais. 

  • Qualificação para as pessoas. Realizaremos pesquisas de satisfação consolidadas, que priorizem a percepção dos passageiros, fundamental para conter e reverter a migração para carros e motos.

  • Orientação técnica. Capacitaremos e subsidiaremos equipes gestoras do transporte coletivo para adoção das melhores práticas em transporte coletivo conectado com a infraestrutura para mobilidade ativa, como calçadas e ciclovias.

  • Planos de ação. Apoiaremos cidades na criação de planos para qualificar sistemas de ônibus, com ações prioritárias para a descarbonização das frotas e modernização de gestão e dos contratos.

  • Pilotos. Mapearemos, engajaremos e apoiaremos tecnicamente cidades e operadores para a implementação de projetos-piloto de qualificação do transporte. É preciso começar.

  • Pesquisa e divulgação. Monitoraremos as iniciativas para consolidar dados e conhecimento em relatórios, manuais e metodologias a serem amplamente divulgados e distribuídos.

  • Ações de engajamento. Conhecemos o ecossistema de tomada de decisão que gera as políticas públicas, planos e incentivos. Articularemos com atores-chave para que a mudança avance.

Nosso impacto

Uma cidade sem transporte coletivo não funciona. Por isso, o WRI Brasil trabalha desde 2005 para transformar os sistemas de ônibus por meio da abordagem analisar, mudar, multiplicar. Realizamos pesquisas, apoiamos tecnicamente quem faz o transporte coletivo no país e engajamos com atores-chave do financiamento e da formulação de políticas, para que o setor, as cidades e as pessoas possam prosperar.

Atualmente, como resultado de nossa atuação:

Junte-se a nós

Sua organização pode ser parceira do WRI Brasil neste momento decisivo para salvar e transformar o transporte coletivo. Valorizamos nossos parceiros e temos certeza de que, juntos, vamos mais longe.

Entre em contato com paula.santos@wri.org e valeria.blos@wri.org para saber como apoiar.