Luciana integra o Programa de Florestas e Uso da Terra como Gerente de Restauração, com foco principal nos biomas Mata Atlântica e Caatinga.

Antes de se juntar ao WRI, Luciana atuou como consultora e promoveu ações junto aos setores não governamental e governamental, organismos internacionais, movimentos sociais e populares. Durante seus 25 anos de carreira, desenvolveu atividades e produziu conhecimento nas áreas de ambiente e sociedade, agricultura familiar, mudança do clima, soberania e segurança alimentar, gênero e educação. Dirigiu o Instituto Terra Mater e o Instituto Fotossíntese, tendo ajudado a fundar este último no território do Extremo Sul da Bahia. Recentemente, Luciana integrou a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Clima da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República como Gerente de Projeto. Também no governo federal, foi Diretora de Avaliação, Monitoramento, Estudos e Informações Estratégicas na Secretaria-Executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar.

Luciana tem pós-doutorado em Ciências da Sustentabilidade e em Estado e Sociedade pela Universidade Federal do Sul da Bahia; é também pós-doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Coimbra, Portugal. Sua trajetória acadêmica inclui um doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo e um mestrado em Educação pela Universidade de Brasília. É engenheira agrônoma pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), onde veio a lecionar de 2018 a 2021.