Fernanda Lopes é bióloga, mestre e doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), área de concentração epidemiologia.

Atualmente é diretora de Programa do Fundo Baobá para Equidade Racial. É proprietária da Niketche: Transformando Realidades que realiza consultorias especializadas em saúde e direitos humanos, desenvolvimento e equidade racial e de gênero. Além disso integra, como pesquisadora independente, o Grupo de Trabalho Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), espaço onde busca contribuir para discussões sobre Estado, Democracia, Justiça Social e Equidade em Saúde.

Por 11 anos foi funcionária do Fundo de População das Nações Unidas no Brasil (UNFPA). A ultima posição ocupada na instituição foi a de Representante Auxiliar, neste posto era responsável pela coordenação das ações programáticas da instituição no Brasil e programas de cooperação internacional com países africanos na área de população, desenvolvimento e direitos. Também atuou como Oficial de Programa em Saúde Reprodutiva e Direitos e Assessora para HIV/Aids. Por alguns anos foi também ponto focal no Grupo Temático de Gênero e Raça e membro do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do Marco de Assistência das Nações Unidas no Brasil.

Usando de seus conhecimentos e experiências na área de população, sociedade e desenvolvimento com equidade, prestou consultorias para o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Anistia Internacional – Escritório Brasil, Departamento Nacional de Saúde do SESC e Fundo Baobá para Equidade Racial, instituição onde, desde 2019, passou a responder pela diretoria programática.

Foi coordenadora das ações de saúde do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI), uma iniciativa que reuniu Governo Brasileiro e Agências do Sistema Nações Unidas, com apoio do Ministério do Governo Britânico para o Desenvolvimento Internacional (DFID). Organizadora de livros especializados, autora de artigos científicos, artigos de opinião entre outros. Foi também pesquisadora do Núcleo de Estudos para Prevenção de Aids da Universidade de São Paulo; conselheira nacional de saúde; membro da equipe População e Sociedade do Centro Brasileiro de Planejamento, CEBRAP, e do Comitê Técnico de Saúde da População Negra do Ministério da Saúde.