Aniruddha (Ani) Dasgupta é o presidente e CEO do WRI, onde trabalha para avançar a visão do instituto de melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas e garantir que a natureza possa prosperar. Dasgupta é um líder amplamente reconhecido em áreas como cidades sustentáveis, desenho urbano e combate à pobreza. Ele desenvolveu sua expertise a partir de experiências que vão de instituições sem fins lucrativos na Índia ao Banco Mundial, onde desenvolveu a primeira estratégia de conhecimento da instituição.

Ele assume a liderança do WRI após 7 anos como diretor global do WRI Ross Center for Sustainable Cities, que se dedica a promover um futuro no qual as cidades funcionam para todos. Sob sua liderança, o programa de Cidades cresceu e alcançou 400 funcionários trabalhando em 150 cidades, com influência em mais de 400 municípios pelo mundo. Ele estabeleceu importantes iniciativas pelo mundo envolvendo múltiplos líderes de cidades, de governos nacionais e do setor privado. Ani ajudou a criar e liderar projetos inovadores como a New Urban Mobility alliance (NUMO), a Coalition for Urban Transitions, assim como uma linha de trabalho sobre qualidade do ar urbana. Ele também reforçou o foco do programa nas pessoas e na equidade.

Antes de ingressar no WRI, em 2014, Dasgupta foi diretor de Conhecimento e Treinamento no Banco Mundial, liderando os serviços do banco de conhecimento para o desenvolvimento. Ele também trabalhou no escritório de Jacarta do Banco Mundial como chefe de infraestrutura, onde se envolveu profundamente na reconstrução de Aceh após o tsunami de 2004, como um conselheiro do governo da Indonésia na reconstrução de projetos de habitação e infraestrutura, liderando o time do banco nestes setores. O trabalho no Banco Mundial o levou a percorrer a Ásia e a Europa Oriental como um especialista em desenvolvimento voltado a comunidades, desenvolvimento urbano, gestão de desastres, de resíduos sólidos, recursos hídricos e saneamento.

Natural de Déli, na Índia, Dasgupta se interessou ainda muito jovem por construções e design. Ele é bacharel em arquitetura, com ênfase em habitação de baixa renda, pela Escola de Planejamento e Arquitetura da Índia. Mais tarde, ele foi aceito em um programa especial no Massachusetts Institute of Technology (MIT) com foco em moradias populares. Dasgupta possui mestrados pelo MIT em planejamento urbano e arquitetura.

Ele vive em Washington, nos Estados Unidos, com sua esposa e dois filhos.