Você está aqui

A sociedade e a economia global são intrinsecamente dependentes dos ecossistemas florestais. Mais de 1 bilhão de pessoas dependem das florestas para a sua subsistência. O Brasil possui a maior área de floresta tropical do mundo, equivalente a 61 por cento de seu território total em 2010. Apesar da diminuição das taxas de desmatamento nacional desde 2004, grandes áreas de floresta continuam sendo degradadas pela exploração ilegal de madeira e ampliação da pecuária, agricultura e urbanização.

O WRI Brasil trabalha com líderes de governos, empresas e sociedade civil para preservar as florestas para as gerações futuras. Visamos criar as condições políticas, econômicas e sociais necessárias para conter o desmatamento e restaurar/reflorestar áreas já degradadas.

Nossa Iniciativa de Paisagens Florestais busca acelerar a agenda nacional de recuperação da vegetação nativa e estimular a economia da cadeia dos produtos e serviços da floresta.

Com base em pesquisa aplicada e experiência internacional, trabalhamos com os atores nacionais relevantes para desenvolver políticas publicas e ações para superar os problemas atuais. Exemplo dessa abordagem tem sido o apoio à elaboração do Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa, que se baseou, em parte, na sistematização de diversas experiências internacionais. Tal iniciativa foi possível graças à parceria com o MMA, a IUCN, o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e diversas entidades e lideranças comprometidas com essa agenda no Brasil.

O WRI possui uma poderosa plataforma de monitoramento global, o Global Forest Watch (GFW). A plataforma usa os mais avançados e atualizados dados de satélites e informações para rastrear o ganho e perda de florestas em todo o mundo. O GFW possibilita que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento técnico específico, observe e acompanhe o resultado de análises complexas sobre as mudanças de cobertura de florestas em nosso Planeta. A plataforma ainda permite que usuários de todo mundo compartilhem suas histórias sobre a cobertura florestal no mundo.

Florestas Projects

Fique Conectado

Assine a newsletter

Receba os últimos comentários, eventos, publicações e recursos multimídia assinando a newsletter quinzenal WRI Digest e outros boletins informativos.